terça-feira, 22 de maio de 2012

Glossário - parte I

Existem muitas palavras que são bastante utilizadas na informática que estão no inglês, pois os primeiros computadores vieram de fora do Brasil. Por isto que muitas pessoas que não conhecem um pouco do que seja de inglês, acaba tendo um pouco de dificuldades, por este motivo estou colocando este pequeno glossário com os seus significados para poder ajudar um pouco quando alguém mais jovem fala algum destes termos. Espero que com este glossário ajude um pouco as pessoas a compreender o significado destas palavras que são muito utilizadas em vários cursos de informática que existem por aí e algumas que aparecem nos meios de comunicação.
Hardware: Hardware é a parte física do computador, em termos simples é a parte que pode ser tocada (ressalto em uma coisa não se toca em hardware quando estiver ligado em energia elétrica), exemplos de hardware que posso citar: monitor de vídeo, teclado, mouse entre vários.
Software: Software é a parte lógica do computador, em termos bem simples é a parte que não pode ser tocada, os programas de computador são considerados como software.
Firewall: Pode ser definido como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet).
Desktop: É dado basicamente ao gabinete com os acessórios internos como processador, cooler, placa-mãe, fonte de alimentação, discos rígidos, CD-ROM, Gravador de CD, Leitor de DVD, Gravador de DVD etc. Num Desktop o monitor, o teclado, o mouse e as caixas de som são itens opcionais.
Notebook: É um computador que você pode carregar para qualquer lugar.
Ipad: É um dispositivo em formato de prancha que foi desenvolvido pela Aple, este dispositivo pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário