quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Máquina de Hollerith

Dando mais uma passada na evolução da computação, já vimos a primeira forma conhecida de computador que foi o ábaco até conhecermos um pouco sobre o sistema lógico que foi criado por George Boole (Teoria de Boole), agora vamos dar um salto no ano de 1890 quando o empresário americano Herman Hollerith (1860-1929), desenvolveu uma máquina, que auxiliou muito o Censo do ano de 1890 na qual acelerava todo o processo de computação dos dados computados.
Ao invés de se usar a caneta para marcar um X em "SIM" ou "NÃO" em perguntas como sexo, idade, os agentes do censo perfuravam estas opções nos cartões. Uma vez os dados coletados, o processo da informação demorou cerca de 1/3 do comum. Ocorreu uma grande revolução na maneira de se coletar os dados.
Com o sucesso de sua máquina Hollerith, fundou a sua própria empresa, a TMC (Tabulation Machine Company), na qual no ano de 1916 a TMC como um novo substituto no lugar de Hollertith em 1916 renomeou para de TMC para a famosa IBM (International Business Machine). Hollerith veio falecer no ano de 1929 aos 69 anos.

Máquina de Hollerith
Extraido do site Santiago Koval

Nenhum comentário:

Postar um comentário